terça-feira, 23 de junho de 2015

Emuladores versus Simuladores de aplicações

O termo emulador é muito conhecido no meio tech e gamer principalmente na emulação de consoles de videogame e computadores antigos nos PCs. Mas, existe temos outra possibilidade de reproduzir a funcionalidade de uma aplicação: a simulação. Vamos elaborar algumas diferenças.

Um emulador procura reproduzir o comportamento de uma plataforma de forma a rodar o software original compilado para a máquina original. Um exemplo são os já citados emuladores que rodam no PC software escritos para outras plataformas ou até para sistemas operacionais antigos que rodavam na mesma plataforma.

Já um simulador procura reproduzir a funcionalidade da aplicação original sem necessariamente reproduzir o comportamento interno da máquina original. O simulador também pode não rodar o software compilado para máquina original mas implementa aquela funcionalidade até em uma linguagem diferente da original. Um exemplo seria um port para PC de um jogo de um videogame antigo que tem a mesma aparência e resolução do jogo original, mas implementado em uma linguagem moderna, ou seja, como um novo software e não a ROM do jogo original.

A vantagem dos emuladores é que se pode implementar somente a plataforma original para rodar qualquer aplicativo antigo, ao passo que o simulador tem que recodificar todo o software antigo.

Já a vantagem do simulador é que se pode melhorar as aplicações e evitar bugs que poderiam existir no software original da plataforma a ser simulada.

Em termos de emulação também pode se ter emulações mais complexas a nível de componentes internos na máquina original, ou pode se implementar um emulador com algumas características simuladas. Por exemplo, um emulador de computador 8 bits que roda software em linguagem BASIC original, mas ao invés de rodar o BASIC de um cópia binária da ROM do BASIC original, implementa um simulação de BASIC através de outra linguagem usada para interpretar essa linguagem.

Se você se interessa pelo tema, veja também o artigo Emuladores: Como escrever um emulador
no meu blog de MSX.

Abraços,
O Editor

Nenhum comentário:

Postar um comentário