terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Uso De Estabiliazador de Tensão

Vocês devem ter visto pela Web artigos e videos sobre não usar estabilizador para computadores com fontes modernas. Gostaria de deixar aqui minha opinião e experiência com tais dispositivos.

Esses dias a tensão da minha casa ficou alta, estava em 271V, quando o normal é de 215V, em leituras de multímetro. O mesmo ocorria fora, na área comum do prédio, então era mesmo problema da concessionária, durou uns 30 minutos. O estabilizador que eu uso no meu PC que não tem fonte Full Range (apenas RMS real, cuidado tem diferença) + impressora e modem, estava com o led de alta tensão ligado e acionou a auto proteção, desligando suas tomadas de saída. Já o da sala que estava ligado na televisão com setup box, mais antigo, não auto desligou suas saídas, mas manteve as mesmas em 240V, valor tolerado pelos equipamentos à ele ligados.

É claro que se ligasse os aparelhos, direto na tomada poderia ocorrer somente a queima dos fusíveis mas ainda sim, teria o trabalho de troca-los. Para evitar o problema, nunca ligue os aparelhos direto na tomada. É conveniente usar um filtro de linha moderno, com disjuntor, que se auto desliga. Neste caso é só apertar a chave liga/reset após passar a anomalia. O inconveniente, é que não vai conseguir usar os aparelhos até a instabilidade na rede eletrica passar.

Se as fontes dos equipamentos já tiverem proteção contra sobre voltagem, para impedir a queima dos aparelhos, e já forem capazes de operar em um range de voltagem (com sistema PFC - Power Factor Correction) que não necessita transformador nem estabilização, um filtro de linha de boa qualidade é suficiente. Mas atenção, se o equipamento só funciona até um certo limite de voltagem, e se auto desliga em caso de a rede estiver com sobretensão. Somente com o uso de um estabilizador de atuação real (não recomendavel para fontes com PFC) ou nobreak (preferével) poderia-se continuar a usar tal aparelho durante o perimodo de anomalia.

Estabilizador para fontes de PC com sistema PFC, não são recomendados pois haverá uma "briga" de ajuste entre a fonte com PFC e o estabilizador, podendo queimar a fonte do PC e outros componentes. Então, lembre-se em caso de fonte com PFC nunca use estabilizador.

Também, nunca use "estabilizador" que só acende os leds de alta ou baixa tensão e não estabiliza nada! É um desperdício de dinheiro, espaço e energia. Use um filtro de linha com disjuntor.

Já, em casos de eletrônicos retro como computadores de 8 bit e PCS com fonte sem PFC , eu ainda prefiro usar um estabilizador. Mas, como já disse, tem que ser um de boa qualidade e não os fakes supracitados. Um que tenha auto desligamento das sáidas, ou que tenha estabilização real.

Assim, eu não acho que estabilizadores de estabilização real são, hoje em dia equipamentos despresiveis que devam ser jogados fora. Mas devem ser usados somente em casos necessários quando o aparelho a ser ligado não tem PFC e proteção contra sobretensão e subtensão..


Abraços,
Editor



Nenhum comentário:

Postar um comentário