domingo, 12 de fevereiro de 2017

Como Memorizar Ortografia

Para quem tem dificuldade, como eu,  de memorizar a ortografia e cansou de ouvir que é o problema é falta de leitura e você sabe que não é o seu caso. Temos mais uma vez que lembrar que nosso cérebro memoriza por associação e que o também depende de como aprendermos. Tem pessoas que aprendem lendo, outros aprendem escrevendo, e outros escutando ou vendo. Temos que identificar o modo de como aprendemos e associamos as coisas. Se aprendemos escrevendo, ler somente não vai resolver, temos que escrever mais.

Mas em relação ao problema ortográfico a ortografia é definida por norma. O que valia no no passado hoje é considerado grafia errada por causa de novos normas que redefine o que é ortograficamente certo. Várias técnicas são usadas na escolas para aprender ortografia: algumas regras de famílias de palavras, lembrar derivações do latim ou grego, ma isso eu deixo para os especialistas. A dica principal aqui é: Evite guardar a dúvida.

Sempre que não tiver certeza de como se escreve uma palavra procure a no dicionário. Se tiver dúvida outra vez, procure no dicionário até memorizar e eliminar a dúvida daquela palavra. Se ficar na incerteza e sempre chutar a ortografia, sempre vai ficar na incerteza e cada vez vai chutar de um jeito diferente (veja como eu aprendi que jeito se escreve com jota, eliminei a dúvida do 'jeito' e do 'de repente' que é separado).

Agora, se alguém leu este artigo, desculpe pois eu ainda tenho que eliminar as dúvidas das técnicas de redação.

Abraços,
O Editor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário