Recentemente instalei no meu PC, que veio de fábrica com o Windows Vista Home Basic, o Ubuntu Linux Desktop 14, em um partição separada no HD.
Sempre gostei do Linux. Desde 1997 tenho testado distribuições como o Mandrake/Mandriva, Red Hat entre outros, ao lado do Windows no mesmo computador. Mas o Ubuntu Desktop me surpreendeu. Este post foi escrito nele.
O Ubuntu Desktop 14, tem instalação gráfica fácil, opção de particionamento automático do HD, para instalação ao lado de outro OS. No meu caso a instalação do Ubuntu, não danificou a partição Windows, porém, talvez pelo fato de o Grub2 (aplicativo de boot) ter sobrescrito o MBR do HD, fez com que o Windows "pensasse" que estava sendo usado pela primeira vez e feito a restauração de fábrica, sendo assim é aconselhável sempre ter backup de arquivos antes de uma instalação de OS.
O Ubuntu conta com varias vantagens e tem rodado com melhor performance do que o outro OS que tenho na mesma máquina. Nada contra o Windows, que também gosto e uso para jogos. Mas o Linux tem sido uma opção interessante e não apresenta mais as dificuldades de vinte anos atras. Entre Elas:
- Boot rápido
- Coleção de aplicativos freeware pré-instalados e sem spywares
- A Central de Aplicativos do Ubuntu é uma lojinha de Apps que não fica devendo nada a outras plataformas. Com aplicativos freeware e pagos de diversos temas, como educativos, office, jogos, engenharia, entre outros.
- Acesso a partição Windows via gerenciador de arquivos
- Player multimédia com suporte a vários formatos
- Gravador de CD/DVD braseiro tem várias opções
- Montagem de partições ISO com o Furios ISO Mount
- Não esqueça de instalar um Firewall, o Gufw é uma boa opção na Central de aplicativos
- Vários jogos feitos pela comunidade Linux como o Supertux, SupertuxKart
- O Libre Office funciona muito bem no Linux
- A navegação na internet também é tranquila com o Firefox
- O Ubuntu reconheceu facilmente todos os meus dispositivos
- Atualizações são fáceis e rápidas com o Atualizador de Programas
Abraços,
o Editor
Nenhum comentário:
Postar um comentário