domingo, 24 de maio de 2015

Invenções previstas por Star Trek

Não importa como a TV e o cinema tentem antecipar o futuro, ele sempre parece uma versão diferente do presente. Algumas coisas ainda estão longe como os carros voadores de De volta Para o Futuro -parte II. Mas até que Jornada nas Estrelas previu várias coisas que já temos hoje:

  • Portas que se abrem automaticamente por aproximação (no seriado tinha alguém atrás do set abrindo as portas!)
  • Computadores que atendem ao comando de voz (já testou o Ok Google?)
  • Disquetes (Eram coloridos do tamanho de 3 e 1/2". Nos anos 60 talvez não se pensasse no conceito de cloud. Será que ainda vamos transportar mídias físicas no século 23) 
  • Vídeo Conferência
  • Comunicadores portáteis
  • Aparelhos com aplicativos (Os tricorders)
  • Tradutores de idiomas em tempo real (hoje temos no skype algo parecido)
Abraços,
O Editor

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Aparelhos aposentados pelo Smatphone

A facilidade de ter vários aplicativos nos smartphones tem aposentados vários gadgets dedicados sem falar na economia de pilhas.Veja uma lista das coisas que aposentei:

  • Afinador de violão
  • Agenda Eletrônica de bolso
  • Dicionário de Inglês eletrônico
  • Lanterna
  • MP3 player
  • PDA
  • Despertador
Abraços,
O Editor

domingo, 3 de maio de 2015

Dica de app: treine ouvido absoluto com o Perfect Ear

Desde que comecei a estudar música quando criança queria aprender a identificar as notas musicais de ouvido mais sem sucesso. Tentava tocar a mesma nota varias vezes no piano e tentar memoriza-la mais sempre esquecia e não conseguia dizer o nome das notas.

Recentemente baixei o ótimo aplicativo Perfect Ear para Android. Além de começar a destravar meu ouvido absoluto descobri como nosso cérebro memoriza as notas musicais.

O Perfect Ear tem exercícios com acordes, intervalos e sequências, mas para começar a destravar o ouvido  recomendo o Perfect Pitch (Ouvido Absoluto). É simples, você aperta um botão e o aplicativo toca uma nota. Depois, você tenda achar a mesma nota em um teclado ou braço de guitarra virtual. Se quiser pode pedir para o aplicativo repetir a nota ou, clicar em outro botão para conferir se você acertou.

Bem, você pode estar se perguntando, como isso funciona? Bem, a nossa memoria funciona por associação, assim aprendemos a associar letras aos fonemas, figuras a coisas, nomes a objetos, as cores aos seus nomes. No caso de notas musicais, temos que associar o som da nota a algo para podermos memoriza-la. Para algumas pessoas isso é mais difícil e há quem pense que você tem que nascer com este dom. Porém,  existem técnicas de aprendizado.

Onde eu estava errando, era que ao aprender piano eu associava a nota na partitura a posição da tecla no teclado do piano, mas sem fazer a associação mental do som ao seu nome. Raramente ao escutar um acorde em uma música pensava já ter escuta-o antes mas não sabia dizer o sue nome.

Com o Perfect Ear descobri ao usa-lo que eu tentar procurar a nota que o aplicativo tocou, mesmo na tentativa e erro, eu estava exercitando meu cérebro a fazer comparações e associações entre um som e outro. Se você pressionar uma tecla no piano virtual e o som não for o mesmo que o aplicativo tocou, vá testando outras teclas até achar o mesmo som que o aplicativo tocou. Se você esqueceu o som tocado, aperta o botão replay para escutar novamente. Uma opção e selecionar somente uma oitava especifica para ficar confortável. Quando você achar a tecla de som igual terá exercitado sua memoria de comparações sonoras da mesma maneira que você associa as letras do alfabeto aos fonemas da sua língua materna. Você pode tentar este exercício com um amigo tocando outro instrumento, um sem ver a posição das notas que outro esta tocando e tentar achar a mesma nota tocada no seu instrumento.

Abraços,
O editor